top of page
  • Foto do escritorJúlia Chaves

Palácio Potengi (Pinacoteca do Estado)


No último dia 04 de dezembro de 2021, a Pinacoteca do Estado foi reaberta ao público após quatro anos fechada para restauração. A edificação que é considerada uma das mais expressivas obras do estilo arquitetônico neoclássico no Rio Grande do Norte, foi construída na segunda metade do século XIX com o objetivo de abrigar diversas repartições públicas. No início do século XX passou a abrigar a sede do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e permaneceu com esta importante função até a década de 1990. A edificação mudou algumas vezes de nome ao longo do tempo e na década de 1960 foi tombada como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Posteriormente, quando a sede do governo mudou para o centro administrativo, a edificação passou a abrigar a Pinacoteca do Estado com um acervo de pintura riquíssimo, assim como exposições temporárias e diversas apresentações culturais, como o espetáculo Auto de Natal. Por causa de sua arquitetura expressiva, sua história riquíssima e suas funções importantes para a administração e cultura do estado Rio Grande do Norte, o Palácio Potengi é o tema de hoje da nossa Quinta Potiguar.

O Palácio Potengi foi construído entre 1866 e 1873 de acordo com o projeto do engenheiro Ernesto Augusto Amorim do Vale e tinha como o objetivo abrigar repartições públicas do estado como a Tesouraria Provincial, a Repartição do Correio, a Câmara Municipal e o Juri (SEMURB, 2008). Posteriormente, em 1902, durante o mandato do governador Alberto Maranhão, o palácio passou abrigar o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e esta foi função da edificação por quase 100 anos. Porém, foi só apenas em 1954 que o prédio recebeu oficialmente o nome de Palácio do Potengi, mas esta denominação não durou muito tempo, visto que na década seguinte o prédio foi renomeado para Palácio da Esperança. Neste período, mais precisamente em 1963, foi iniciado o processo de tombamento do imóvel no IPHAN por causa de sua importância arquitetônica, histórica e cultural para o Brasil, este processo foi oficialmente finalizado em 1965 com o tombamento da edificação. Em 1971, o Palácio voltou a se chamar Palácio Potengi, nome que é conhecido até os dias atuais. Em 1995, o Governo do Estado mudou sua sede para o Centro Administrativo em Lagoa Nova e o Palácio Potengi passou então a ser um espaço cultural, abrigando a Pinacoteca do Estado desde então. Pinacoteca significa coleção de quadros de pintura ou museu de pintura, desta forma está exposta na edificação mais de 580 obras pertencentes ao estado que traçam a “[...] panorâmica da pintura no Rio Grande do Norte, com nomes como Thomé Newton Navarro, Tarsila do Amaral e Dorian Gray [...]” (Tribuna do Norte, 2021). Além da exposição permanente frequentemente são feitas exposições temporárias de artista locais, lançamento de livros, entre outras atividades culturais. O espetáculo Auto de Natal feito por muitos anos nas janelas da edificação é um dos mais marcantes. Desde o início de 2019, a edificação encontrava-se fechada para obras de restauro, sendo gastos 6,4 milhões de reais por meio do Governo Cidadão e da Secretaria Estadual de Turismo em acordo com o Banco Mundial. As obras tiveram supervisão da Fundação José Augusto, que é responsável pela administração da edificação, e pelo IPHAN. No último dia 04 de dezembro a pinacoteca foi reaberta à população com diversos shows de artistas locais, sua exposição permanente e exposições temporárias. O Palácio Potengi encontra-se finalmente aberto ao público.

Palácio Potengi - Fonte: Sammyr Phillipe in FACEX, 2014

A imponente edificação segue fielmente a arquitetura neoclássica em seus traços. Este estilo arquitetônico faz parte do movimento eclético que caracteriza por ser um resgate de estilos do passado com o objetivo de criar uma nova linguagem. Aqui na Quinta Potiguar nós já falamos sobre o Centro de Turismo de Natal (para conferir o texto completo basta clicar aqui), que compartilha o mesmo estilo arquitetônico do Palácio Potengi. Desta forma, podemos destacar nesta edificação a simetria tanto em sua fachada como na planta-baixa, a utilização de formas geométricas retangulares, entrada central em destaque por três portas largas com verga em arco pleno, acima três janelas com guarda-corpo contínuo em ferro, sendo estas esquadrias intercaladas com colunas ornamentais e encimadas por frontão triangular, platibanda contínuo com decorações em massa, cornija lisa contínua, edificação elevada em relação ao nível da rua, sendo necessário uma escadaria para o acesso central, janelas retas e ritmadas, janelas do primeiro andar todas com guarda-corpo em ferro e colunas ornamentais no limite da fachada.

Explicando os elementos arquitetônicos - Fonte: editado pela autora

Em suma, o Palácio Potengi é uma edificação de extrema importância a nível municipal, estadual e nacional. Por causa de seus usos como sede do Governo do Estado e como Pinacoteca Potiguar, a edificação conta através de seus traços a história política, cultural e arquitetônica do Rio Grande do Norte e felizmente encontra-se em ótimo estado de conservação já que foi recentemente restaurada. O Palácio Potengi é um patrimônio arquitetônico nacional que deve ser valorizado e preservado por todos os potiguares. PRECISAMOS VALORIZAR NOSSO PATRIMÔNIO!!


Palácio Potengi em 1957 - Fonte: Tibor Jablonsky in Fatos e Fotos de Natal Antiga, 2021

 

Fontes:

  • Relembre Natal em 65 fatos e fotos em 1957. Fatos e Fotos de Natal Antiga, Natal,17 abr. 2021. Disponível em: https://fatosefotosdenatalantiga.com/relembre-natal-em-65-fatos-e-fotos-em-1957/. Acesso em: 16 dez. 2021.

  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. Natal: história, cultura e turismo. Natal: DIPE – SEMURB, 2008. 200 p.

  • COSTA, Andréa; AMARAL, Patrícia. Centro Histórico de Natal: guia para turistas e moradores. Natal: IFRN, 2014. 61 p.

  • GABRIELA, B.; JOSSAN, E.; GISLAINE, L.; GEOVANA, S.; KLEDSON, V. Palácio Potengi (Pinacoteca do Estado). Revisado por: Arthur Pires. História da Arquitetura do Rio Grande do Norte: Centro Universitário Facex - Arquitetura e Urbanismo, RN, 01 out. 2014. Disponível em: http://haaunifacex.blogspot.com/2014/10/palacio-potengi-pinacoteca-do-estado.html. Acesso em: 10 dez. 2021.

  • Pinacoteca é inaugurada neste sábado com mostra do acervo próprio e apresentações musicais. Tribuna do Norte, Natal, 03 dez. 2021. Disponível em: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/pinacoteca-a-inaugurada-neste-sa-bado-com-mostra-do-acervo-pra-prio-e-apresentaa-a-es-musicais/526835. Acesso em: 10 dez. 2021.

  • Pinacoteca do Estado é restaurada e reaberta. Tribuna do Norte, Natal, 08 dez. 2021. Informe Publicitário. Disponível em: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/pinacoteca-do-estado-a-restaurada-e-reaberta/527122. Acesso em: 10 dez. 2021.

  • CULTURA. Pinacoteca potiguar. Fundação José Augusto, Rio Grande do Norte, 02 mar. 2020. Disponível em: http://www.cultura.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=5661&ACT=null&PAGE=null&PARM=null&LBL=ACERVO+DE+MAT%C3%83%E2%80%B0RIAS. Acesso em: 10 dez. 2021.

  • Reabertura da Pinacoteca do Estado tem exposição de acervo e shows neste sábado (4): skarimbó, luísa e os alquimistas e cordel do fogo encantado se apresentam a partir das 17h, na praça sete de setembro, na cidade alta, em natal.. G1 RN, Rio Grande do Norte, 04 dez. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2021/12/04/reabertura-da-pinacoteca-do-estado-tem-exposicao-de-acervo-e-shows-neste-sabado-4.ghtml. Acesso em: 10 dez. 2021.

  • Natal – Palácio do Governo. Ipatrimônio, Brasil. Disponível em: http://www.ipatrimonio.org/natal-palacio-do-governo/#!/map=38329&loc=-5.55038056899795,-34.46548461914062,9. Acesso em: 10 dez. 2021.

  • PINACOTECA POTIGUAR. +NatalRN, Natal, 06 abr. 2020. Disponível em: https://natalrn.com.br/pinacoteca-potiguar-natal-rn/. Acesso em: 10 dez. 2021.


435 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page