• Júlia Chaves

Sede do Colégio Marista de Natal


Localizado em um terreno de dimensões grandiosas e de localização privilegiada, a sede do Colégio Marista de Natal é um imponente exemplar da arquitetura protomodernista do Rio Grande do Norte. A edificação foi projetada na década de 1930 com o objetivo de abrigar o Colégio Marista de Natal, oferecendo uma instalação mais ampla para a instituição que, nesta época, tinha como sua sede o prédio anexo à Igreja do Galo. Após mais de 80 anos, a edificação permanece com esta função até os dias atuais e se consolida como sede de uma das escolas mais prestigiadas do estado. Os belíssimos traços arquitetônicos deste prédio contam a história de formação e educação de milhares de potiguares e por isso, a Sede do Colégio Marista de Natal é o tema de hoje do 30º texto da Quinta Potiguar !

A história do Colégio Marista em Natal se iniciou em 1930, com a abertura das primeiras turmas masculinas da instituição. A primeira sede do colégio foi durante 9 anos, o prédio anexo da Igreja do Galo, o Convento Santo Antônio dos Frades Franciscanos Capuchinhos, edificações que já abordamos aqui no Quinta Potiguar. Contudo, após dois anos de abertura das turmas, surgiu a necessidade de construir uma sede mais ampla para instituição, com espaços verdes, local para esportes e salas de aula maiores. Desta forma, os Irmãos Maristas adquiriram em 1932 um terreno de dimensões grandiosas e de localização privilegiada, que tinha acesso por 3 principais ruas de Natal, a Avenida Deodoro da Fonseca e as Ruas Apodi e Ceará-Mirim. O projeto de autoria do Irmão Alberto Thibon (Souza, 2008), ficou pronto em 1935 e já no ano seguinte se iniciou a construção. A conclusão das obras aconteceu no meio do ano de 1938, acontecendo na sequência, a mudança da antiga sede para a nova, na qual foi finalizada em 1939. Desde então, o Colégio Marista de Natal encontra-se em funcionamento na mesma sede até os dias atuais. Apesar de algumas modificações e adaptações ao longo do tempo, a fachada frontal e a maior parte da edificação continua preservada e mostrando através de seus traços a nossa história.

Fachada Colégio Marista - Fonte: Marista Centro-Norte

Quanto à arquitetura, a sede do Colégio Marista de Natal é um belíssimo exemplar da arquitetura protomoderna do Rio Grande do Norte. Este estilo se originou da necessidade de "[...] renovação da linguagem arquitetônica em face das novas técnicas e demandas da sociedade industrial" (Batista,2014) e se popularizou no Rio Grande do Norte entre a década de 30 e 50. Desta forma, podemos destacar nesta edificação a predominância de cheios sobre vazios, o uso do concreto armado e alvenaria, a simetria, acesso principal centralizado, encimado por platibanda escalonado, edificação em formato de grande volume geométrico, varandas centrais com guarda corpo em alvenaria, base da edificação destacada, cores contrastantes, pilares retos e sobressalentes, janelas e portas retas, marquises acima das janelas e paredes lisas sem nenhum adorno.


Em suma, a Sede do Colégio Marista de Natal é um belíssimo exemplar protomodernista do Rio Grande do Norte que felizmente encontra-se em ótimo estado de conservação e preservação, devido ao contínuo uso e cuidado com a edificação. Exemplares como este são de extrema importância para a cidade e seu estado, pois contam em seus traços a nossa história. PRECISAMOS PRESERVAR NOSSO PATRIMÔNIO!


 

Fontes:

  • ALMEIDA, Prof. Dr. Geraldo Antônio Gomes. História da Arquitetura no Brasil República. In: AULA, 1., 2014. Brasil: Doc Player, 2014. p. 1-16. Disponível em: https://docplayer.com.br/54730220-Historia-da-arquitetura-no-brasil-republica.html . Acesso em: 06 out. 2021.

  • BATISTA, Bruna. Arquitetura Protomoderna. In: AULA, 1., 2014, Brasil. Curso Superior de Tecnologia em Fotografia, 2014. p. 1-9. Disponível em: https://pt.slideshare.net/brunabatistafotografia/arquitetura-protomoderna-32138301 . Acesso em: 06 out. 2021.

  • CHAVES, Júlia. Igreja Santo Antônio - Igreja do Galo. Júlia Chaves Arquitetura, [s. l], v. 1, n. 1, p. 1-1, 14 jan. 2021. Disponível em: https://www.juliachavesarq.com/post/igreja-santo-ant%C3%B4nio-igreja-do-galo. Acesso em: 06 out. 2021.

  • COLÉGIO MARISTA DE NATAL. Nosso Colégio. Colégio Marista de Natal, Natal. Disponível em: https://marista.edu.br/natal/nossa-historia/ . Acesso em: 06 out. 2021.

  • SOUZA, Itamar. Nova História de Natal. Natal: Departamento Estadual de Imprensa. 2008

  • https://cronicastaipuenses.blogspot.com/2019/05/o-colegio-santo-antonio-marista.html




212 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo