top of page
  • Foto do escritorJúlia Chaves

Igreja Santo Antônio - Igreja do Galo

Fonte: Arquivo Próprio
Igreja de Santo Antônio e edificação anexa

A Igreja Santo Antônio, também conhecida como Igreja do Galo, é a terceira igreja mais antiga da cidade de Natal, pois de acordo com a inscrição na porta de entrada da edificação, foi inaugurada em Agosto de 1766. A edificação foi construída em estilo arquitetônico barroco, típico da arquitetura colonial brasileira, sendo tombada na esfera estadual em 1983, e hoje abriga tanto o Museu de Arte Sacra do Rio Grande do Norte quanto o Convento Santo Antônio. Esse templo religioso encontra-se em bom estado de preservação e é um dos grandes símbolos da capital potiguar, mas o que poucas pessoas sabem é que a edificação já abrigou em seus prédios anexos as primeiras turmas do Colégio Marista de Natal na década de 30.


A Igreja de Santo Antônio está localizada na Rua Santo Antônio, no bairro de Cidade Alta, e é um exemplo de edificação construída no início da ocupação efetiva de nossa cidade que sobreviveu ao tempo. De acordo com as palavras do fotógrafo e arquiteto Fernando Chiriboga, 2014: "[...] É a melhor representação do estilo barroco na cidade [...]". Além disso, possui o nome popular de "Igreja do Galo" por ter um ornamento de galo em bronze no topo da torre redonda revestida com azulejos da igreja. Este foi um presente do antigo Capitão Mor e governador da capitania Portuguesa, Caetano da Silva Sanches (Medeiros, 2001) no final do século XVII. No século XIX abrigou a Companhia de Polícia do Estado, e consequentemente, se tornou conhecida como Santo Antônio dos Militares durante essa época.

Fachada Barroca Igreja do Galo - Fonte: Arquivo Próprio

Uma curiosidade sobre a edificação pouco divulgada é que o Colégio Marista teve suas primeiras turmas com aulas na edificação anexa a Igreja. Meu bisavô, o historiador Tarcísio Medeiros, foi da primeira turma do Colégio Marista e descreve em seu livro, com detalhes, sua experiência diária nesta edificação e na instituição Marista. De acordo com meu bisavô, o colégio ficava localizado "[...] Ao lado, de quem desce a rua (Santo Antônio) para o sul em demanda do Alecrim, anexo, lá estava o prédio do Colégio, com oito janelas para o nascente; [...] Foi aí que teve início a primeira atividade da Congregação Marista em Natal, com editais de matrícula em Janeiro de 1930 [...]" (Medeiros, 2001, p. 176). A nova sede do colégio na Rua Apodi ficou pronta em 1939, sendo o colégio transferido para este novo prédio.


A Igreja de Santo Antônio é uma edificação de muita importância histórica para o nosso estado, e representa um período importante da nossa história que sobreviveu ao longo do tempo e continua nos agraciando com sua beleza barroca. A Igreja encontra-se aberta ao público das Terças aos Domingos e vale a pena uma visita nesta edificação símbolo da nossa cidade e do nosso estado. Vamos preservar nosso patrimônio!



 

Fontes:


CHIRIBOGA, Fernando. Relíquias: Patrimônio Arquitetônico do Nordeste do Brasil. Natal: Edição do Autor, 2014. 252p.

COSTA, Andréa. Centro Histórico de Natal: Guia para Turistas e Moradores. Natal: IFRN, 2014. 61p.

MEDEIROS, Tarcísio. Estudos de História do Rio Grande do Norte. Natal: Tipografia Santa Cruz, 2001.272p.

NATAL. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo. Natal: história, cultura e turismo. Natal: DIPE -SEMURB, 2008; 200p.


Colégio Marista de Natal: Histórias

https://marista.edu.br/natal/?page_id=609#:~:text=Atendendo%20a%20um%20convite%20feito,da%20defesa%20da%20justi%C3%A7a%20social.








420 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page